Oi, bem-vindo ao meu blog! Quando estava planejando o conteúdo do meu portfólio achei que seria interessante manter um pequeno registro aqui dentro sobre a minha história e evolução na área de tecnologia, para que as pessoas possam me conhecer um pouco melhor.
Prazer, eu me chamo Thiago Rocha Montagnolli. Tenho 40 anos no momento desse post, sou formado em Administração com pós-graduação em Comércio Exterior e atualmente trabalho como analista de dados, dentro da minha área de formação, no Banco do Brasil, em São Paulo.
Mas esse portfólio, esse blog, tudo isso aqui é sobre desenvolvimento front-end, não? Sim, ótima observação! Aos 40 anos de idade eu decidi que era hora de arriscar e mudar completamente de carreira!
Durante toda a minha vida sempre fui apaixonado por tecnologia, e principalmente por solucionar problemas complexos. Essa é uma soft skill que sempre priorizei em todos os projetos que trabalhei, mas ao longo do tempo, o chamado para aprender coisas novas e solucionar novos problemas começou a ficar mais forte dentro de mim. Durante a pandemia da Covid, no período que ficamos em casa, notei que as minhas prioridades para a vida mudaram, e senti um forte chamado para trazer essas minhas paixões para o meu dia a dia de trabalho.
Comecei a perceber que, apesar de gostar muito da minha carreira, eu queria trazer a tecnologia, antes um hobby, cada vez mais para o meu dia a dia. Queria viver uma rotina diferente, com novos desafios e novos conhecimentos.
Me aprofundei em cursos, conversas com amigos da área e consumi muito conteúdo sobre carreiras em tech, e entendi que esse é um mercado aquecido, com muitas oportunidades dentro e fora do Brasil. Com isso tomei a minha decisão de entrar nessa área. Mas afinal, como comecei?
Bem, eu já tinha alguma experiência com HTML, CSS e desenvolvimento de páginas em geral. Quando a internet começou a se popularizar, lá por meados de 1996, 97, eu experimentei um pouco com HTML. Comprei um ou dois livros, li sobre o assunto na própria internet e fiz algumas páginas no finado Geocities. Sim, isso diz muito sobre a minha idade, e sim, os sites eram exatamente como você está imaginando: com backrgounds de constelações, muitos GIFs brilhantes e várias imagens de “Under Construction”. E muito, mas muito Lens Flare nas imagens. Bons tempos!
Me pareceu lógico começar por ali, onde eu já tinha alguma familiaridade. Comecei a estudar e ler sobre o assunto, e nesse ponto ainda nem sabia direito o que era um desenvolvedor front-end, isso não existia na minha época! Mas quanto mais eu aprendia, mais interessado eu ficava. O que começou como pragmatismo transformou-se em satisfação. Eu sentia muito orgulho quando olhava para os meus projetos finalizados, e era algo que instigava a minha curiosidade, uma oportunidade de exercer a minha criatividade. Eu queria saber mais, aprender mais, queria estudar aquilo a fundo para poder dar vida a todas as ideias que vinham à minha mente.
Eu queria construir.
Em 2021 o Banco começou a investir em uma grande transformação digital e contratou a Alura para fornecer cursos relacionados ao universo de TI. Essa foi a oportunidade de juntar a fome com a vontade de comer. Iniciei meus estudos pouco tempo depois, revisando os conceitos de HTML e aprendendo mais sobre CSS, que era uma novidade quando eu estava dando meus primeiros passos na criação de páginas (Flexbox? Que nada, os layouts eram em tabelas!).
Hoje, pouco mais de um ano após o início dos estudos, já considero meu conhecimento em HTML e CSS bastante sólido, já comecei a me aventurar em alguns projetos pessoais, estou aprofundando meus estudos em JavaScript, WordPress e PHP, além de ter passado por alguns conceitos de SEO, design e UX/UI.
Este portfólio é o início da próxima etapa: adquirir experiência de trabalho e entrar na área. Tudo isso aqui é para colocar em prática tudo que aprendi até agora, para mostrar para todos o que posso fazer e o que tenho a oferecer. Pretendo começar com projetos pessoais e freelance, e aos poucos evoluir minha carreira. Os estudos irão prosseguir e tenho um roadmap com tudo que pretendo aprender para me tornar um desenvolvedor front-end completo.
Por isso agradeço por ter lido até aqui. Espero que agora você me conheça um pouco mais, saiba o que eu procuro e o que eu tenho a oferecer, e espero ter uma oportunidade de desenvolvermos um projeto juntos em breve!
Até mais!